Pesquisar neste blog

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Chagall - o poeta com asas de pintor*

Uma vez Marc Chagall disse: "As crianças costumam sorrir ao ver os meus quadros. Quando vejo esses sorrisos, tenho certeza de que elas entendem a minha arte!" Nada mais natural, portanto, do que uma peça destinada ao público infantil para contar a vida e a trajetória de Moyshe Segal, criança judia e pobre que cresceu em Vitebsk, cidade bielo-russa, até ser rebatizado, em Paris, como Marc Chagall, expoente das artes plásticas.
A peça é uma podrução da CIADRAMÁTICADECOMÉDIA, com direção de João Batista, e João Velho, Cleiton Rasga, Cristina Lago, Eduardo Rieche, Sérgio Kauffmann e Sonia Praça no elenco. João Velho, aliás, interpretando o pintor, está maravilhoso, com uma atuação deslumbrante. Os demais atores revezam-se, muito bem, em mais de um papel.
A peça inicia-se com uma observação dos atores para a plateia: No teatro, como na arte, tudo pode. E é uma observação bastante pertinente se considerarmos a obra de Chagall, que pintava peixes voadores, casas de cabeça para baixo, violinistas em cima de telhados etc. E, segundo o pintor, suas telas eram resultados das coisas que ele via, de sua realidade. Devidamente apresentados ao universo cênico mágico e onírico, os espectadores acompanharão o crescimento do jovem Moyshe, seu despertar para o desenho, as dificuldades da juventude pobre até a consagração como Marc Chagall. Conseguem apreender, porque a mensagem chega de forma lúdica, a importância que a arte teve para o pintor - e que tem para todos nós - e como devemos perseguir aquilo que nos é caro.
Sempre fui da opinião de que as crianças são as melhores críticas para qualquer obra. Se a peça agradou tanto minhas filhas - Maria Eugênia nunca esteve tão compenetrada e interessada num espetáculo, afirmando, ao sair, que "quando crescer quero ser pintora"; e Maria Antônia, em meio a gostosas risadas, quando se deu conta de que a peça havia acabado, começou a chorar porque queria mais -, acho que não preciso nem dizer que é uma peça que precisa ser assistida. Eu mesmo, com a desculpa de levar a minha mãe para ver, vou assistir de novo.
Chagall - o poeta com asas de pintor está em cartaz até o dia 18 de março no CCBB, no teatro II, todos os sábados e domingos, inclusive no carnaval, às 16 horas. Para quem acredita que na arte, como na vida, tudo pode, e para quem não acredita também, vale muito a pena conferir.
________________________
* Imagem retirada da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário