Pesquisar neste blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Um Brasileiro

Sim, hoje posso dizer, sem medo, que tenho orgulho de ser brasileiro. Nasci no mesmo país de um dos melhores compositores de todos os tempos da música mundial. Antônio Carlos Brasileiro Jobim recebeu, muito merecidamente, um documentário belíssimo dirigido por Nélson Pereira dos Santos. A música segundo Tom Jobim difere dos demais documentários porque não há a usual intercalação entre depoimentos de personalidades que conheciam e/ou conviveram com o personagem-tema do documentário e imagens resgatadas de arquivos. A sensibilidade de Nélson Pereira dos Santos conferiu ao longa cerca de 90 minutos de pura música. E haveria melhor maneira de homenagear Tom, para quem "a linguagem musical basta"?
A excelente pesquisa realizada para o filme nos presenteia com imagens raras - muitas conseguidas graças ao Intituto Tom Jobim - não só do próprio maestro, mas também de grandes nomes da música nacional e internacional interpretando as composições do mestre. E isso permite às novas gerações ter uma pequena dimensão da importância de Tom Jobim para a música brasileira e a sua influência no cenário internacional.
Ficar tecendo elogios a Tom Jobim é chover no molhado. Seus arranjos jazzísticos, suas harmonias sofisticadas, seus acordes marcantes são conhecidos de todos. O filme, verdadeiro tributo, merece e precisa ser assistido. Excelente filme sobre um excelente músico. Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário