Pesquisar neste blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Parece desenho animado

"Parece desenho animado" foi a percepção certeira da Maria Eugênia quando eu lhe mostrei o vídeo da música Máquina de Escrever, de Leroy Anderson, executada pela Orquestra de Viena. Quem nunca ouviu e se divertiu com as músicas clássicas que serviam de trilha para os desenhos animados? Eu lembro que, quando era solteiro e ainda morava com meus pais e irmão, ao chegar de madrugada de uma noitada, me trancava na sala, ligava a tevê no cartoon network, deitava no sofá à meia luz e tentava relaxar e me acalmar dos excessos cometidos pelo Rio de Janeiro. Coisas da juventude, por assim dizer... Como era tarde demais para ligar o som, esse artifício me ajudava a aquietar meu espírito ainda elétrico, taquicárdico, eufórico. Fechava os olhos e me punha a ouvir a trilha sonora dos desenhos. Essa rememoração veio hoje após ouvir o cd com o qual meu amigo Ivan me presenteou. São vinte e dois temas de "clássicos divertidos", como ele mesmo disse. Dentre as músicas, além da citada Máquina de Escrever, há também Para Elisa, de Beethoven, Sinfonia dos Jogos Infantis, de Mozart, Jogo de Crianças, de Bizet, Marcha Radetzky op. 28, de Strauss, e muito mais. A música erudita não deve ser encarada apenas como privilégio de uns poucos "iniciados", restrita a salas de concerto distantes do grande público, mas, sim, livre de preconceitos e dentro de uma educação musical mais ampla e universal. Para ver o vídeo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário