Pesquisar neste blog

domingo, 2 de janeiro de 2022

História da Música Brasileira em 100 Fotografias

Com curadoria de Hugo Sukman e Rodrigo Alzuguir, além de um time de redatores e fotógrafos que registraram momentos ímpares da música brasileira, História da música brasileira em 100 fotografias é uma leitura rica, importante, instrutiva e agradável do mapeamento da produção musical nacional. Os textos curtos, ao lado de fotos marcantes (infelizmente nem todas possuem o devido crédito), não pecam pela brevidade. Ao contrário, em uma página a concisão textual não peca pela desinformação. Um outro título bastante aceitável seria Dicionário ilustrado da música brasileira

Dividido em 5 partes - 1865-1930 (das matrizes ao samba, Segundo Reinado e Primeira República); 1930-1945 (entre modernização e a tradição, o erudito e o popular); 1945-1964 (expansão dos gêneros e dos gênios musicais); 1964-1985 (seguindo a canção: a consolidação da MPB); 1985-2021 (o país de todos os ritmos) - há a tentativa de ser o mais abrangente possível, buscando não negligenciar nenhum momento importante da nossa historiografia musical. Se por um lado todos os momentos estão presentes - do samba ao erudito, do pagode ao instrumental, da Bossa Nova ao funk, do sertanejo ao rock etc. -, por outro é impossível registrar todos os nomes importantes da música brasileira, um problema de qualquer livro dessa natureza. Certamente haverá algum leitor-fã a reclamar da ausência de um possível ídolo. Vale registrar, para ficar no âmbito da canção, que nem mesmo a excelente Paratodos, de Chico Buarque, é capaz de listar todos os nomes caros ao autor. Apesar disso, a leitura é rica e bem documentada, seja textualmente, seja fotograficamente. 

Se pode parecer arbitrária a decisão de iniciar pelo ano de 1865, é bastante atual, pois há registro até 2021, sem deixar de mencionar, portanto, os anos da pandemia de Covid-19 e como a música reagiu a esse infeliz momento da história.

Aos amantes da música e da leitura, fica a recomendação desse importante e atual livro, rico documento historiográfico e iconográfico da música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário